A História

  • A Pousada

    A Toca da Onça é a melhor opção de hospedagem em Gonçalves – MG. Temos 8 chalés, muitíssimo bem equipados e decorados, para que você se sinta dentro da natureza, porém com muito conforto. Localizada numa propriedade com 15 alqueires de terra, preservando uma parcela de mata nativa, com cachoeiras, trilhas e alguns locais pitorescos ainda mantidos intactos, a privacidade é uma de nossas marcas registradas.

  • Antiga Fazenda

    A pousada foi construída nas terras de uma antiga fazenda de Gonçalves.

    Em 1925, o "Seu" Benedito Ferreira herdou de seus pais certa quantidade de terras na região de Gonçalves. As terras eram cobertas por mata nativa e povoadas por diversos tipos de animais: aves de diferentes espécies, catetos, cachorros do mato, quatis, veados, jaguatiricas, entre tantas outras, inclusive a onça parda, mais conhecida como suçuarana. Pouco tempo depois, o "Seu" Benedito se casou e veio morar em suas terras. Abriu uma clareira e, com a ajuda de sua esposa, construiu com suas próprias mãos, uma casinha de pau a pique. Aos poucos, parte das terras foi sendo transformada em pastagens e lavouras de milho e feijão. Naquela época dizia-se: "QUEM NÃO CUIDA DA TERRA E NÃO A FAZ PRODUZIR, NÃO MERECE POSSUÍ-LA".

  • Porque Toca da Onça?

    A partir daí repetiu a história a seus filhos, netos e bisnetos, recomendando a todos: "Não entrem sozinhos nesta mata, porque aí tem umas tocas que estão cheias de onça".

    Certa vez, quando fazia uma de suas queimadas, algo chamou a atenção de "Seu" Benedito. Uma enorme onça parda, ao invés de fugir do fogo, veio em sentido oposto e entrou em uma das grutas que ficava bem próxima à área que iria ser devastada. Ele achou aquilo curioso e foi ver o que estava acontecendo. Olhou na entrada de uma das tocas e viu a onça tentando esconder, bem lá no fundo, seus dois filhotinhos. Aquela imagem lhe cortou o coração e ele decidiu parar com toda aquela devastação. A área que já estava beneficiada era o suficiente para o sustento de sua família – esposa e seus 8 filhos. Passou então a preservar a mata nativa naquela área da propriedade e decidiu que ali, naquelas tocas, seria para sempre a morada das onças.

    Até hoje as terras da fazenda são de posse dos descendentes de "Seu" Dito Ferreira, como ainda é conhecido na região. Inclusive a pousada, onde dos chalés se tem uma vista privilegiada da mata onde se encontrava a "TOCA DA ONÇA". Mas hoje, das onças, ficaram só mesmo as Histórias…

Um Lugar Aconchegante!